Ciclo de Palestras inaugura atuação da Secretaria da Juventude da Força Minas

A intenção é levantar debates de que integrem estudantes, trabalhadores e lideranças da juventude.

BELO HORIZONTE/MG – A preocupação da diretoria da Força Minas em aliar ações voltadas ao trabalho e à educação deu origem ao Primeiro Ciclo de Palestras da Secretaria da Juventude da Central, agendado para ocorrer no dia 30 de maio, no auditório da Federação dos Metalúrgicos de Minas (Femetal Minas), no Centro da capital (Rua Curitiba, 1269), a partir das 8h30m.

O tema “Planejamento de Carreira Profissional” será abordado em palestra da Coach e Orientadora de Carreira para a Juventude, Patrícia Carvalho, cujo objetivo é ampliar o autoconhecimento no direcionamento profissional. Prevista para as 10h, outra palestra abordará o tema “Impactos das Reformas Trabalhista e Previdenciária na Juventude que Ingressa na Vida Profissional” e será apresentado por técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE).

A intenção do ciclo de palestras é levantar debates de natureza social, cultural e econômica que integrem estudantes, trabalhadores e lideranças da juventude, dentro do processo de inclusão social do jovem no mercado de trabalho, conforme declarou Vandeir Messias, presidente da Força Sindical em Minas Gerais. O sindicalista acredita que a iniciativa repercuta junto às famílias, além de alcançar, diretamente, jovens, professores e empreendedores.

RENOVAR A LEGISLAÇÃO EM FAVOR DA JUVENTUDE

Messias condena os impedimentos legais para a que o jovem possa trabalhar e defende modificações que facilitem tal integração. O presidente da Força Minas reconhece que, na atualidade, a juventude é diferente da geração passada, fato que deve ser considerado por autoridades e por educadores. “São os jovens quem dominam e têm facilidade com a informática”, exemplificou o líder sindical, destacando que, atualmente, a maturidade dos jovens vem bem mais cedo do que décadas atrás, o que reforça a importância do estudo, aliado ao trabalho.

“O compromisso com a inovação também deve ser assumido por instituições e protagonismo faz parte do papel da Força Minas perante os trabalhadores e a comunidade”, esclarece Vandeir Messias, que considera a discussão sobre a realidade brasileira tão importante quanto o conhecimento do conceito de insalubridade dentro das indústrias.

Para Messias, o futuro dos jovens envolve o trabalho e a educação, que são ferramentas centrais para a promoção social e, ainda, para o combate à pobreza e às drogas.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Fonte: http://forcaminas.com.br/artigo/404/ciclo-de-palestras-inaugura-atuacao-da-secretaria-da-juventude-da-forca-minas