História do Sindicato

image_pdfimage_print

Nasce um Sindicato

Aos 05 dias do mês de fevereiro de 1933, reuniram-se 34 operários da classe de sapateiros e criaram a “UNIAO DOS OPERARIOS EM CALÇADOS E CLASSES ANEXAS DE BELO HORIZONTE”.

Em 18 de fevereiro de 1938 foi fundado o Sindicato dos Operários em Calçados de Belo Horizonte.

Em 17 de dezembro de 1940 passou a denominar-se como “Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Calçados e Similares de Belo Horizonte”

Em 26 de novembro de 1942 foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho com o nome de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Belo Horizonte.

Em 30 de dezembro de 1977 o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Belo Horizonte nos autos do processo MTB conseguiu estender sua base territorial ao município de CONTAGEM/MG.

Em 30 de maio de 1984 o Ministério do Trabalho atendendo ao requerimento do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Belo Horizonte resolveu estender a representação da entidade às categorias profissionais, passando a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de calçados, luvas, bolsas e peles de resguardo e de material de segurança e proteção ao trabalho de Belo Horizonte.

Em 27 de dezembro de 1995 foi concedido pelo Ministério do Trabalho a Alteração Estatutária ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados em Geral e Complementos, Bolsas, Luvas, Peles de Resguardo, Chapéus, Guarda Chuvas, Sombrinhas, Bengalas, Tamancos, Formas de Madeiras, Palmilhas, Material de Segurança e Proteção ao trabalho de Belo Horizonte e Região Metropolitana. – Abrangência: Intermunicipal: base territorial: Belo Horizonte, Pará de Minas, Contagem, Matozinhos, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Betim, Oliveira, Sete Lagoas, Bom Despacho, Vespasiano, Sabará, Paraopeba, Lagoa Santa, Itabira, João Monlevade, Caeté, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Brumadinho, Bonfim, Ibirité, Itaúna, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Barão de Cocais, Pedro Leopoldo, Carmópolis de Minas.

presidentes

Você Sabia?

Dia 25 de outubro é a data em que se comemora o DIA DO SAPATEIRO, que se dá com a celebração da festa de seus padroeiros SÃO CRISPIM E SÃO CRISPINIANO. Eles eram irmãos, nascidos em Roma, filhos de uma família muito rica, mas preferiram propagar a fé em Cristo em Gália, atual França, onde trabalharam como sapateiros.